domingo, 13 de julho de 2008

Modelo Relacional

Olá pessoal!! Hoje vamos trazer pra vocês mais um dos tipos de banco de dados:

MODELO RELACIONAL


O modelo relacional é uma teoria matemática desenvolvida por Edgar Frank Codd para descrever como as bases de dados devem funcionar. Embora esta teoria seja a base para o software de bases de dados relacionais, muito poucos sistemas de gestão de bases de dados seguem o modelo de forma restrita, e todos têm funcionalidades que violam a teoria, desta forma variando a complexidade e o poder. A discussão se esses bancos de dados merecem ser chamados de relacional ficou esgotada com tempo, com a evolução dos bancos existentes.


O modelo relacional é o mais popular tipo de banco de dados e uma ferramenta extremamente poderosa, não só para armazenar informações, mas para acessá-lo também.
O modelo relacional se resume diretamente em tabelas e relacionamentos. Uma vez definido o modelo conceitual, ou o modelo E-R, podemos convertê-lo, implementando tabelas para armazenar os dados e relacionando-as para garantir integridade e diminuir a redundância do modelo.
As tabelas também são conhecidas como entidades ou mesmo relações e é composta por linhas que também podem ser chamadas de registros ou tuplas.
Um registro é composto por vários atributos que são ordenados dentro de cada entidade. Cada atributo está em uma coluna, que conterá valores que, uma vez combinados, formarão a informação.
Resumindo, o modelo relacional é aquele que está em meio físico e contempla a realidade de um banco de dados: tabelas e relacionamento.












Fontes: http://www.tech-faq.com/lang/pt/database.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados
http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp_forprint.asp?comp=1964

Nenhum comentário: